DestaquesEconomiaGeral

A ceia de Natal desse ano vai ficar mais cara para o consumidor

0

A ceia de Natal deste ano terá um peso maior no bolso do consumidor. Isso porque os alimentos que compõem a cesta natalina estão mais caros em relação ao ano passado, e já estamos familiarizados com o motivo: a inflação.

O frango inteiro, um dos alimentos mais procurados nesta época do ano, foi o que mais subiu e teve alta de 27,34% no preço. Em seguida aparece o ovo, normalmente usado nas saladas, que aumentou 20%. Os pães, para a clássica rabanada, subiram cerca de 11,12% e o panetone disparou 25%.

Dos itens analisados pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV), apenas o arroz teve queda no preço (-4,25%). Os dados da FGV são uma variação acumulada em 12 meses, de dezembro do ano passado a novembro deste ano.

O que explica?

Especificamente, o aumento do preço da carne de frango e dos ovos — dois dos itens que mais subiram — se deve ao encarecimento dos insumos, como o farelo de soja e de milho.

Além disso, há a energia elétrica — para o funcionamento dos frigoríficos — e o diesel — transporte —, que também influenciam, além da maior demanda por causa da alta dos preços das carnes.

Com as informações da CNN Brasil

Compartilhe no WhatsApp

Em Ilhéus, mais de 200 pessoas atendidas no Dia D de combate ao diabetes

Previous article

Enem: estudantes com covid-19 podem pedir reaplicação da prova

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *