O mosquito Aedes aegypti não tem sossego em Itabuna. A prefeitura mantém o combate ao transmissor da dengue, chikungunya e zica vírus com um trabalho forte dos agentes de combate às endemias. Durante a semana, os profissionais visitaram diversos bairros, como Lomanto, Bananeira, Jardim Grapiúna e a Conceição.
Para combater e controlar o mosquito são realizadas vistorias em quintais, recolhimento de vasilhames, orientação às famílias sobre os cuidados que devem ser adotados, como eliminar objetos que possam conter água parada, lavar regularmente tanques e demais reservatórios de água e até o descarte correto do lixo doméstico.
“Não basta apenas realizar atividades para o combate e o controle do mosquito, se não houver a participação em peso da população nessa guerra que é de todos. É preciso a conscientização, o apoio e a participação maciça de todas as famílias em todas as áreas da cidade. Só assim, evitaremos que o mosquito prolifere”, disse o supervisor dos agentes, Clodoaldo Oliveira, lembrando que entre 70% e 90% dos criadouros estão dentro das residências.
Segundo a chefe da Divisão do Programa de Endemias da Secretaria de Saúde, Lucimar Santos Ribeiro, os agentes de endemias têm um papel fundamental na comunidade para a orientação das pessoas.
Com informações da Prefeitura Municipal
Compartilhe no WhatsApp
Comments