Outra grande montadora que anuncia novos investimentos no Brasil é a alemã Volkswagen. A empresa vai aplicar R$ 16 bilhões em suas quatro fábricas no Brasil, até 2028. A decisão confirma que o mercado automotivo brasileiro passa por um ciclo histórico de investimentos.
Está previsto a fabricação de 16 novos veículos, incluindo modelos híbridos, 100% elétricos e total flex, além de “projetos inovadores” e “foco em descarbonização”. A empresa informou que irá produzir quatro veículos inéditos, entre eles, uma picape.
As montadoras que atuam no país anunciaram recentemente aportes que, juntos, chegam a R$ 117 bilhões, conforme dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). É um recorde para o setor. Esse cenário positivo para a indústria ocorre em um contexto de melhora na perspectiva de crédito, diante do ciclo de quedas da Selic, a taxa básica de juros brasileira. É um fator crucial para o setor, que depende de financiamentos.
Segundo o CEO da empresa, Ciro Possobom, a nova onda de aportes é consequência, principalmente, de um cenário mais positivo após a pandemia de Covid-19 e depois do pico de escassez de semicondutores, fundamental para essa indústria. “Quando a cadeia de fornecimento começa a restabelecer o que era antes de 2019, a gente pode realmente ter mais força para anunciar esses planos de investimentos. É por isso que muitas montadoras estão anunciando nesse período”, diz.
com informações do g1
Compartilhe no WhatsApp
Comments