O Plenário da Câmara Municipal de Itabuna ficou cheio de populares, na terça (14), para acompanhar a audiência pública que tratou dos problemas na “Zona Azul”. Ficou patente a indignação dos vereadores e cidadãos com as argumentações dos representantes da TecGold Sistemas, operadora do sistema de estacionamento no município. Literalmente, os parlamentares “pegaram ar”.
A chateação aconteceu após 35 perguntas feitas ao diretor técnico Guilherme do Amaral e ao advogado Rogério Previatti. Em muitos momentos, o presidente da audiência, vereador Manoel Porfírio (PT), precisou controlar os ânimos. “Vamos tomar medidas que, efetivamente, tragam diminuição da tarifa e qualidade do serviço ao cidadão”, declarou.
Entre as indagações feitas pelos parlamentares: os critérios adotados na “Park Gold”, que têm gerado insatisfação geral; as pessoas param o carro e não encontram funcionários [há 36 monitores para cerca de 1.300 vagas]; até que ponto estão asseguradas as vagas para pessoas com deficiência e para idosos.
ARGUMENTOS FRÁGEIS
Segundo o advogado Previatti, há indicação das vagas para os citados grupos. Entretanto, caso precisem estacionar em outros espaços, eles pagam a taxa cobrada aos demais condutores. Sobre os valores cobrados após 10 minutos do veículo parado numa vaga, o argumento foi: “O processamento do pagamento do débito é automático”. Ficou claro que os dois não tinham respostas para a maioria das perguntas. Por isso, comprometeram-se a trazer documentos e provas num prazo entre dois e sete dias.
Quanto a postura da empresa, a partir de agora, Rogério Previatti afirmou: “Nós hoje seguimos uma legislação de 2016, alterada em 2021 e 2022. Vindo essa de 2024, vamos acatar e colocar em prática Vamos aguardar o que o Legislativo vai providenciar e toda e qualquer alteração nós vamos seguir”.
Por isso, os vereadores veem a legalidade de exigir a suspensão de todas as cobranças até que providências sejam tomadas. E foram enfáticos ao afirmarem que, caso contrário, a concessão autorizada no Legislativo fica sob ameaça.
com informações da Câmara Municipal
Compartilhe no WhatsApp
Comments