Com o tema central “Diversidade Socioambiental como potencial de desenvolvimento sustentável”, o Centro de Formação em Desenvolvimento Territorial (CFDT) da UFSB realizou a Iª Jornada de Desenvolvimento Territorial do Extremo Sul da Bahia e a Iª Semana Acadêmica de Engenharia Civil. A programação incluiu palestras, painéis de discussão e diversos minicursos.
O evento aconteceu entre 07 e 10 de novembro, no Campus Paulo Freire (CPF), e recebeu convidados de diversas áreas de atuação, desde lideranças comunitárias e de movimentos sociais, representantes de prefeituras e instituições públicas regionais, gestores de unidades de conservação, pesquisadores, representantes de empresas e pessoas interessadas em discutir o tema do evento.
Na abertura, um painel trouxe representações das prefeituras regionais, que apresentaram ações com foco no desenvolvimento territorial mais sustentável. Participaram o decano do CFDT, Dr. André de Almeida Rego; a secretária de Meio Ambiente de Alcobaça, Daiane Mafra; a representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Teixeira de Freitas, Maxsoely Brito; e o coordenador do CODETER TIES, Alexsandro Chaves. Teve ainda a conferência de abertura com o professor e doutor Sebastião Cerqueira-Neto, docente do IFBA de Porto Seguro, que tratou da Dinamicidade do Território do Extremo Sul da Bahia: tendências para o século XXI.
O painel “Comunidades tradicionais, desenvolvimento territorial e sustentabilidade” foi mediado pelo Prof. Dirceu Benincá e contou com o Célio Leocádio (representação do Quilombo de Volta Miúda) e Elaine (MST). À noite, teve palestra “sustentabilidade na construção civil” e o painel que discutiu as “iniciativas regionais para o desenvolvimento territorial sustentável”, mediada pelo professor Frederico Monteiro Neves.
MAIS DEBATES E MINICURSOS
Dois painéis debateram aspectos centrais do desenvolvimento da região: “Histórias, memórias e territórios do Extremo Sul da Bahia”, mediado pelo professor André de Almeida Rego (CFDT/UFSB), e “O papel das unidades de conservação para o desenvolvimento territorial sustentável”, mediado pela mestranda Sirleide Santana (PPGCS/UFSB).
No último, foi proferida a palestra “Impactos do uso do solo sobre os recursos hídricos”, pelo Prof. João Batista Lopes (CFDT/UFSB), e realizada a mesa redonda “Engenharia & Desenvolvimento Territorial: as demandas do Extremo sul da Bahia”, com mediação do professor Wanderley de Souza (CFDT/UFSB).
Os minicursos trataram dos temas de hortas urbanas comunitárias, geração de energia fotovoltaica, criação de abelhas, aplicações de softwares na área de engenharia, libras e outros.
com informações da UFSB
Compartilhe no WhatsApp
Comments