DestaquesMovimentosPolítica

Servidores da Funai farão greve e cobram saída do presidente do órgão

0

Em resposta aos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, e para exigir a responsabilização de todos os culpados, servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai) anunciaram que entrarão em greve na próxima quinta (23).

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, a associação de servidores da fundação INA (Indigenistas Associados) também vai demandar a a saída imediata do presidente do órgão, Marcelo Augusto Xavier da Silva.

Em nota divulgada nas redes sociais, a entidade diz que Xavier vem promovendo uma gestão anti-indígena e anti-indigenista na instituição. “Por uma Funai indigenista e para os povos indígenas! Pela proteção das/os indigenistas, dos Povos Indígenas e de suas lideranças, organizações e territórios! Convidamos as/os parceiras/os indígenas, indigenistas e da sociedade em geral para o Ato Nacional de Greve da Funai!”, diz o comunicado.

A INA também afirmou que a fundação promove perseguição a servidores e lideranças indígenas, somada a uma militarização de cargos estratégicos e a esvaziamento de quadros da entidade. Além disso, apontou esvaziamento orçamentário, assédio institucional, alinhamento com a agenda ruralista e omissões na esfera judicial.

Procurada por meio de sua assessoria de imprensa, a Funai ainda não se manifestou sobre o ato dos servidores.

com informações do BNews

Compartilhe no WhatsApp

Indicadores retrocedem 30 anos e Brasil volta ao mapa da fome

Previous article

Joab Batista questiona fala do presidente da ACI Itabuna

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *