A busca de soluções para recuperar o rio Cachoeira foi ponto central do “2º Seminário Cachoeira, Nosso Rio Vivo”, realizado nesta sexta (24), na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Promovido pelo Portal Santo Agostinho Engenharia, o evento contou com representantes da Prefeitura de Itabuna, órgãos públicos e a sociedade civil organizada.
“Chegou um momento em que eu senti que não dava mais para continuar com essa situação, principalmente por saber que a Engenharia nos dá essa possibilidade de melhorar a qualidade do rio”, afirmou empresário e diretor do Portal, Adson Franco, informando que contratou a Ramboll Engenharia e Consultoria Ambiental para realizar uma pesquisa visando conhecer alternativas para a recuperação do rio.
Para a secretária municipal de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, o seminário serve para chamar a atenção da comunidade regional e das autoridades. “Esta versão trouxe avanços, pois convida os municípios a se pronunciar após esse diagnóstico apresentado. É o momento de dizer a responsabilidade de cada município”, frisou e lembrou que a EMASA já vem trabalhando para a despoluição.
A gestora citou que a cidade vai vivenciar com a retirada das famílias da região da Bananeira e Rua de Palha, com construção de 800 casas, a partir de recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional e do governo estadual. “Depois, haverá a implantação de parques lineares e áreas urbanizadas. Tudo isso vai contribuir para a melhoria e a revitalização do nosso rio”, destacou.
com informações da Prefeitura
Compartilhe no WhatsApp
Comments