A RegiãoDestaques

SEINFRA esclarece vídeo e destaca manutenção preventiva no Viaduto Catalão

0

A Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra) esclarece que o trabalho executado no Viaduto Catalão segue dentro do contrato estabelecido com a empresa responsável pela manutenção corretiva e preventiva do local. Ao contrário da narrativa abordada em vídeo que circula nas redes sociais e grupos de WhatsApp, a obra consiste na recuperação estrutural, drenagem, passeio, iluminação e pintura.

De acordo com a Prefeitura, sobre o argumento inverídico apresentado, a Seinfra ressalta que a intervenção é realizada com recursos próprios e encontra-se em andamento. O trabalho não foi finalizado e os ajustes ainda estão sendo feitos. Ressalta-se que não houve “apenas pintura”.

Antes, contudo, foi realizada a demolição e a limpeza de toda estrutura de concreto armado fissurada e rachada, tratamento das armaduras expostas com estuque, lixamento e recomposição da estrutura em concreto de alto desempenho.

Todo o escopo da obra dentro do valor contratado foi executado, obedecendo o decreto federal nº 7.983/2013. Todo o guarda-corpo do viaduto foi recuperado, trocando as seções fissuradas de concreto por barras de aço tratado contra corrosão (isso ajuda a reduzir o peso sobre o viaduto).

O viaduto

O passeio acima do viaduto, repleto de buracos, foi demolido e refeito em sua totalidade. Logo, a segurança da população quanto à estrutura para passagem de pedestres e veículos está garantida, pois a estrutura do viaduto está recuperada e todos os mecanismos de proteção previstos no contrato foram executados.

A Seinfra explica que durante a execução da obra, o Município sofreu com as fortes chuvas, que motivaram os decretos de situação de emergência em dezembro de 2022 e em abril de 2023, com volumes de chuva nunca vistos, provocando rompimento do sistema de drenagem na cabeceira e deslizamento da encosta.

Com informações da Prefeitura

Compartilhe no WhatsApp

Prefeitura de Ilhéus promove curso de vacinação para profissionais da área

Previous article

Escola Profissionalizante abre 750 vagas em Itabuna

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *