Os secretários de saúde dos municípios associados à Amurc acompanharam, em reunião online, a apresentação da proposta de capacitação dos profissionais de saúde em diabetes e doença falciforme. Promovida pela equipe de extensão da Uesc, a ação é fruto do Programa AGIR-LS e tem as duas instituições como parceiras.
A proposta visa orientar os profissionais para o atendimento preventivo aos portadores das duas enfermidades. A formação será realizada no formato híbrido (online e presencial), para a Atenção Primária (40 horas), Secundária (80 horas) e Terciária (120 horas) dos municípios.
Segundo a professora da Uesc, Roseanne Montargil, a ideia do Programa de Extensão, através do Programa AGIR, conta com o aval da Sociedade Brasileira do Pé Diabético, e vai trazer profissionais de outras localidades, a exemplo de especialistas vasculares, enfermeiros, endócrinos da Sociedade Brasileira de Pé Diabético.
A iniciativa prevê também o programa de formação no manejo da pessoa com doença falciforme para profissionais de saúde da atenção básica e dos serviços de urgência e emergência, visando acolher esses pacientes para que desejam estar presentes na Atenção Primária.
CIRURGIAS ELETIVAS
Na reunião, falou-se ainda sobre a necessidade da regulação das cirurgias eletivas, uma das demandas que mais crescem nos municípios da região. Para isso, foi formada uma comissão com os secretários de saúde de Itabuna (Lívia Mendes), de Arataca (Neuza) e de Jussari (Agnaldo Sotero), que buscarão o atendimento à essas demandas junto ao Costa do Cacau e algumas entidades.
com informações da Amurc
Compartilhe no WhatsApp
Comments