DestaquesEconomia

Empresa baiana aproveita resíduos e produz novos alimentos

0

Apostando na inovação e na sustentabilidade, a baiana Brasfrut Frutos do Brasil, produtora de sucos naturais, polpas congeladas e néctares de frutas, passou a transformar 100% do seu resíduo em novos produtos. Com isso, desponta na economia circular, cria novos negócios e promete gerar mais empregos.

Segundo o diretor operacional da Brasfrut, Germano Matos, “a empresa busca soluções para a sustentabilidade ambiental e fechar um ciclo de uma cadeia produtiva que começa no campo e que pode voltar novamente ao campo como derivados agropecuários que ajudem no desenvolvimento de alimentos enriquecidos de nutrientes e isentos de produtos químicos”.

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Para alcançar o resíduo zero, a Brasfrut buscou a expertise tecnológica do Senai Cimatec e, assim, resolver o problema da geração de toneladas do material orgânico que era descartado após o processamento das polpas de frutas.

Conforme a engenheira de alimentos e gerente da área de Tecnologia de Alimentos do Senai Cimatec Tatiana Nery, a transformação dos resíduos em novos produtos tem grande impacto ambiental, social e econômico. “Produzimos matrizes alimentares que são exportados, mas hoje ainda geramos muita perda, que é de 10 a 30%. Essa perda gerada pela agroindústria são ricos ainda em nutrientes, vitaminas, fibras, antioxidantes, corantes.

Esses resíduos podem ser aproveitados para formar novos alimentos e insumos para serem aplicados na indústria alimentícia, assim como na indústria de cosméticos e farmacêutica, na produção de óleos essenciais, antioxidantes, moléculas de ação de fotoproteção, entre outros.

Para a Brasfrut foram utilizadas, principalmente, as cascas de abacaxi e do maracujá. “Desenvolvemos produtos desde a ração animal até concentrados enzimáticos para reutilizar na própria fabricação dos sorvetes, só que não como produto final, mas como insumos. Mas também desenvolvemos na agroindústria de Barreiras, uma grande produtora de bananas, que tinha uma perda de 10 a 20%, tecnologia para produzir maionese vegana, uma série de molhos, condimentados veganos e doce cremoso parecido com a Nutela”, revela a especialista.

com informações do Bahia de Valor

Compartilhe no WhatsApp

Secretários do Sul debatem capacitação em diabetes e doença falciforme

Previous article

Acompanhe a agenda dos candidatos a governo da Bahia

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *