A RegiãoDestaques

Queijos da agricultura familiar do Extremo Sul são premiados

0

Jurados brasileiros e estrangeiros, reconhecidos mundialmente, avaliaram e premiaram com medalha de bronze três queijos de agricultores familiares do Extremo Sul da Bahia: o Bahia Maturado do Recanto do Queijo, de Vereda; o doce de leite da Fazenda Matriarca, de Caravelas, e; o queijo trançado tradicional do Queijo Flórida, de Lajedão. A disputa foi com 2.000 queijos, doces de leite e coalhadas.

Os queijos premiados no Concurso de Queijos e Produtos Lácteos, no 3º Mundial do Queijo, realizado em São Paulo, têm o apoio do governo estadual em parceria com o Consórcio Público Intermunicipal e Infraestrutura do Extremo Sul (Consórcio Construir). Os produtos são certificados pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), responsável pela inspeção e fiscalização industrial e sanitária dos produtos de origem animal.

A implantação do SIM nestes locais melhorou os processos e a qualidade dos queijos medalhistas como o Recanto do Queijo, do agricultor familiar Sérgio Porto. “O meu laticínio foi totalmente readequado para receber o selo do SIM e hoje tiro o meu sustento e o da minha família da produção e venda de nove tipos de queijo. O meu sentimento é de gratidão pela medalha e porque a gente consegue ver que o nosso queijo do extremo sul está sendo mais valorizado”, comemorou.

“Com o selo, vai melhorar muito a qualidade do produto e as vendas, porque nós vamos passar a ser uma queijaria. É muito gratificante para nós essa medalha porque é um reconhecimento de quão forte nós somos aqui no extremo sul”, disse o agricultor familiar Deivid Brito, dono do queijo trançado, tradicional de Lajedão.

Através da CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional), 163 agroindústrias familiares estão certificadas pelo SIM e 941 produtos estão com o Selo de Inspeção. Destas, 40% são agroindústrias relacionadas aos derivados do leite.

com informações da CAR

Compartilhe no WhatsApp

Em Itabuna, iluminação da Passarela da Ilha do Jegue é recuperada

Previous article

Batendo “um luvão”, baiana Bia Ferreira é campeã mundial de boxe

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *