No avanço da criação da federação partidária, PT, PSB, PCdoB e PV definiram, nesta quarta (26), como será dividido o comando a da nova organização. Maior força na Câmara dos Deputados, o PT terá a maioria da Assembleia Geral da federação, que comandará a nova organização, ainda sem nome definido.
Foi definido que o PT terá 27 cadeiras no organismo, que será formado por 50 membros. Com isso, o partido de Lula terá maioria na federação. O PSB contará com 15 assembleístas, enquanto PCdoB e PV terão 4 cada. Essa composição atende ao número de deputados federais de cada partido: PT (53), PSB (30), PCdoB (8) e PV (4), totalizando 95 parlamentares.
“A federação vai ser um exercício de unidade política. Ela não pode servir para diminuir o peso político de uma legenda partidária. O PT é o que é pela sua história, pela sua construção, pela sua militância. Não quero que nenhum partido seja diminuído, mas também não dá para permitir que o PT seja diminuído para fazer a composição. O PT não quer hegemonismo”, disse a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, durante coletiva.
O presidente do PSB, Carlos Siqueira, defendeu a divisão e disse que a federação buscará um equilíbrio nas decisões para atender a todos os partidos. Os detalhes da federação não estão totalmente acertados. Ainda há indefinições referentes aos palanques estaduais.
Com informações do Poder360 e da assessoria do PT
Compartilhe no WhatsApp
Comments