A Secretaria Especial de Cultura de Ilhéus (Secult) avança para conclusão dos serviços recuperação do patrimônio histórico e dos monumentos artísticos do município. E, teve que corrigir um problema: a remoção da tinta aplicada, equivocadamente, na escultura de leão em mármore de Carrara, situada na Praça da Catedral. Está sendo realizada a limpeza geral do Centro Histórico para montagem da estrutura do Natal Encantado.
Segundo a Secult, um servidor tomou a decisão isolada de pintar a peça, sem consultar. A pasta informou que não houve má-fé, mas desconhecimento. “Se houve decisão de pintar, não partiu da secretaria, pois já tínhamos combinado a limpeza adequada. Infelizmente o desconhecimento sobre a importância do Patrimônio Histórico e Artístico gera não só em Ilhéus, mas ao redor do mundo, situações terríveis, algumas irreversíveis”, esclareceu Geraldo Magela, titular da Secult.
Os serviços seguem e entre as obras beneficiadas estão a estátua de Sapho (Praça J.J. Seabra); o Obelisco (Avenida Dois de Julho); e o Teatro Municipal de Ilhéus (TMI), que passou por teste geral para verificação dos reparos feitos em toda a estrutura física e rede elétrica antes da reinauguração do espaço.
A Prefeitura e a Unimed de Ilhéus já modernizaram a Praça Pedro Mattos, em frente ao TMI, com paisagismo, iluminação de LED, piso elevado de concreto e intertravado e rampa de acessibilidade para integrar a praça às ruas laterais e todo o entorno.
com informações da Prefeitura
Compartilhe no WhatsApp
Comments