Em comemoração ao dia 26 de setembro, Dia Nacional e Municipal do Surdo, a Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Educação (Seduc), realizou na última segunda-feira (12) o seminário “Educação, permanência e inclusão territorial de estudantes surdos”.
O evento, direcionado a alunos surdos da rede municipal de ensino, também contou com a participação de professores (surdos e bilíngues) do Instituto Federal da Bahia (IFBA/Campus Jequié), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e do Centro de Referência à Inclusão Escolar (CRIE).
Buscando a inclusão, a iniciativa tem como principal objetivo aprimorar o conhecimento e o contato dos estudantes e professores com a Língua Brasileira de Sinais (Libras), mostrando a importância da Libras e incentivando a conscientização político-social da comunidade surda com a sociedade, além de celebrar as lutas e vitórias através dos relatos de experiências.
Setembro azul
A Prefeitura destaca que o Setembro Azul é um movimento da comunidade surda em favor da educação e cultura surda, tendo ganhado maior proporção nacional em março de 2011, quando se intensificaram as discussões sobre o modelo de educação inclusiva no país. No dia 26 de setembro é celebrado o Dia Nacional e Municipal do Surdo em Ilhéus (Lei nº 4020/2019).
A data proporciona uma discussão sobre os direitos linguísticos e a inclusão das pessoas surdas na escola e na sociedade.
Compartilhe no WhatsApp
Comments