O governador Jerônimo Rodrigues (PT) se reuniu nesta quinta (12), por videoconferência, com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e alguns governadores representantes de consórcios regionais para discutir a retomada da relação federativa entre Estados e União. O encontro antecede a reunião agendada para o próximo dia 27 com o presidente Lula.
Participaram da reunião a governadora em exercício do Distrito Federal e presidente do Consórcio Brasil Central, Celina Leão; o governador do Pará e presidente do Consórcio Amazônia, Helder Barbalho; o do Rio de Janeiro, Claudio Castro e o governador da Paraíba e atual presidente do Consórcio Nordeste, João Azevêdo.
Segundo o governador baiano, o objetivo dos Estados é estabelecer um calendário de reuniões frequentes, valorizando a perspectiva regional, e estabelecer parcerias e investimentos do governo federal para avançar na solução de questões como o ICMS, obras de saúde, educação, infraestrutura, entre outros setores. Além da intenção de montar um banco de projetos para serem realizados com brevidade e apoio federal.
“O presidente Lula já anunciou no seu programa de governo, em todas as agendas políticas, que restabeleceria a relação federativa, com debate, construção e efetivação das políticas públicas entre o governo federal, os governos estaduais e os municipais. Isso estava bastante deteriorado, os últimos governos não vinham fazendo esse tipo de relação e ele agora chamou à responsabilidade. Agora, os ministros Rui Costa e Padilha chamaram reuniões com alguns governadores para preparar esse documento e esse grau de relacionamento que teremos”, explicou Jerônimo.
Na próxima sexta (20), o Consórcio da Região Nordeste se encontrará em João Pessoa (PB) para discutir esse Pacto Federativo e levar proposições de projetos que são regionais. “Por exemplo, conectividade, internet para todos os municípios, em cada canto de todo o país. Nós temos temas que são comuns e outros específicos de cada estado”, completou.
com informações do governo estadual
Compartilhe no WhatsApp
Comments