Mais um capítulo sobre o pagamento do piso salarial da enfermagem acontece nesta segunda (30). Desta vez, foi em uma audiência pública na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), realizada pelas comissões de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Serviço Público e de Saúde e Saneamento.
Com o tema “Piso da Enfermagem e a Valorização da Carreira”, o evento contou com a participação de deputados, sindicalistas do Sindsaúde Bahia e profissionais de enfermagem. Os debates deixaram clara a posição correta das entidades que representam a categoria, de exigirem o pagamento correto do benefício.
A presidenta do Sindsaúde, Ivanilda Brito, destacou a importância da audiência. “Somos uma família. Deram valor aos servidores públicos da enfermagem durante a pandemia, reconhecendo que somos muito fundamentais para o desenvolvimento do Estado e da economia, além de base do fortalecimento das políticas públicas. Além disso, sem a enfermagem, a saúde vira um caos, coisa que não queremos. O piso é lei e não podem mexer na GID. Por isso, esse coletivo precisa unir ainda mais força. Vamos, juntos, conseguir o nosso piso para os ativos e, principalmente, os aposentados”, enfatizou.
Líder da Bahia nessa luta, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB), reforçou o entendimento da lei. “Seguimos em luta pelo cumprimento integral do piso salarial nacional da Enfermagem. A lei é clara quando diz que o pagamento independe de jornada de trabalho e gratificações”, destacou.
Segundo o propositor da audiência, o deputado Hilton Coelho (PSol), “um dos pontos da reunião foi mostrar formas de ação para a aplicação da Lei 14.434/2022. Participaram os deputados estaduais Robinson Almeida (PT) e Olívia Santana (PCdoB); e as diretoras do Sindsaúde Dart Clair, Maria Leonor e Joana Evangelista.
com informações do Sindsaúde Bahia
Compartilhe no WhatsApp
Comments