Pesquisa Datafolha, divulgada nesta sexta (29) pelo jornal “Folha de S.Paulo”, mostra que 55% dos brasileiros acreditam que Jair Bolsonaro (PL) tentou dar um golpe para continuar presidente após ser derrotado por Lula (PT) nas eleições de 2022. O estudo aponta que 39% discordam e 7% não souberam responder.
O estudo mostra que 73% dos que votaram em Bolsonaro no segundo turno das eleições não acreditam que ele tentou dar um golpe para se manter no poder. Dos declarados bolsonaristas, 75% não acreditam na tentativa de golpe. Mas, 19% nesses dois grupos acreditam nessa tentativa.
Já 87% dos eleitores de Lula no segundo turno da eleição e 86% dos declarados petistas creem que Bolsonaro tentou dar um golpe para continuar na presidência, ante 19% e 11%, respectivamente, que não. Dos declarados neutros, 48% acreditam na tentativa de golpe e 39%, que não.
INVESTIGAÇÕES
Paralelo à pesquisa, o fato é que depoimentos à Polícia Federal (PF) de militares e civis sobre a suposta tentativa de golpe de Estado mostraram que o ex-presidente conduziu reuniões com os comandantes das Forças Armadas para discutir a “legalidade jurídica” do tema e apresentar documentos com teor golpista.
As investigações e relatos desmontam a estratégia de defesa do ex-presidente, de que Bolsonaro não tinha conhecimento das minutas. Depois, disse que a decretação de Estado de Defesa no TSE para sustar a eleição (como previa o documento), é permitida pela Constituição. Militares mostram que não havia motivo legal para isso e que a única intenção era mesmo o golpe de Estado.
com informações do g1
Compartilhe no WhatsApp
Comments