Poder público e a população itabunense devem redobrar a atenção. Afinal, foram notificados 1.469 casos de arboviroses, sendo 860 confirmados de dengue, 100 de chikungunya e nove de zika vírus. Com isso, a Prefeitura iniciou, nesta quarta (11), um mutirão de combate ao aedes aegypti nos bairros Novo Horizonte, Santo Antônio e Pontalzinho, que apresentam maior incidência de casos. O mutirão terá continuidade até esta sexta (13).
O Novo Horizonte registra percentual de 13,8% de infestação predial. “Outros bairros de Itabuna também apresentam altos índices, mas esta localidade tem o agravante dos moradores guardarem água em muitos reservatórios pequenos”, explica a coordenadora de Divisão de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Lucimar Santos Ribeiro.
A Prefeitura informa que trabalham simultaneamente as equipes das secretarias municipais de Saúde (agentes de combate às endemias, vigilância em saúde) e de Infraestrutura e Urbanismo (Departamento de Limpeza Pública).
ELIMINAR CRIADOUROS
Lucimar Ribeiro afirma que a meta é visitar 100% dos imóveis. “É importante lembrar que desde o final do ano passado já vínhamos realizando este trabalho preventivo e de conscientização. Agora, estamos reforçando, inclusive com a Campanha Bota-Fora, que consiste no incentivo ao descarte correto de materiais inservíveis de quintais e de terrenos baldios, que podem servir de criadouro das larvas do mosquito”, destaca.
Segundo o diretor de Limpeza Pública, Lázaro Pellegrini, os serviços de limpeza e remoção estão sendo intensificados em outras localidades, a exemplo dos viadutos Paulo Souto e Fernando Gomes, contorno da Avenida Itajuípe com a BR-101 e na saída de Itabuna sentido Ilhéus.
com informações da Prefeitura
Compartilhe no WhatsApp
Comments