Pesquisa XP/Ipespe, divulgada nesta terça (17), mostra que, pelo quinto levantamento consecutivo, o ex-presidente Lula (PT) aparece à frente de Jair Bolsonaro para a eleição presidencial de 2022. O petista chegou a 40%, contra 24% do presidente.
O levantamento registra continuidade na tendência de crescimento das intenções de voto no ex-presidente. Em relação à pesquisa anterior, Lula cresce dois pontos percentuais a mais, enquanto Bolsonaro cai dois pontos. A tendência de alta de Lula é contínua desde março, quando ele tinha 25% das intenções de voto.
Em seguida aparecem Ciro Gomes (PDT), com 10% das intenções de voto; Sérgio Moro com 9%; Luiz Henrique Mandetta (Democratas) e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), com 4% cada.
SEGUNDO TURNO
Em um eventual segundo turno, Lula amplia vantagem sobre Bolsonaro e venceria com 51% contra 32% do presidente.
GOVERNO REJEITADO
A pesquisa avaliou também o governo Bolsonaro. Cerca de 54% dos eleitores dizem considerar a gestão do atual presidente “ruim” ou “péssima”, contra 52% em julho. A taxa de rejeição está em alta desde outubro de 2020, quando 31% avaliavam negativamente a administração federal.
Foram realizadas mil entrevistas, de abrangência nacional, de 11 a 14 de agosto. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Compartilhe no WhatsApp
Comments