O presidente Lula autorizou e o Ministério da Saúde comunicou, nesta quinta (26), que vai transferir R$ 600 milhões para estados e municípios realizarem mutirões de cirurgias eletivas, consultas e exames. A ação faz parte da promessa feita pelo então candidato durante as eleições de 2022.
Lula prometeu criar um projeto para que, nos 100 primeiros dias de governo, ocorresse a diminuição de filas para cirurgias, exames e consultas. Por causa da pandemia da Covid-19, uma série desses procedimentos atrasou, formando uma fila enorme em várias cidades do país.
Na primeira etapa, serão R$ 200 milhões para que sejam feitas cirurgias eletivas (procedimentos agendados). O repasse foi autorizado em reunião dos gestores do SUS (Sistema Único de Saúde), feita entre o Ministério da Saúde com secretários estaduais e municipais da área.
CRITÉRIO
Os secretários terão a responsabilidade de levar as demandas ao ministério e a distribuição da verba será feita com base na população per capita do estado ou do município.
Será a primeira vez que o Ministério da Saúde fará repasse através do Programa Nacional para Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas. A distribuição dos recursos é uma das principais demandas dos prefeitos, que querem reduzir a quantidade de pessoas que aguardam receber atendimento.
com informações do iG
Compartilhe no WhatsApp
Comments