Após opiniões de representantes de entidades empresariais do comércio de Itabuna, o presidente do Sindicato dos Comerciários, Joab Batista questinou o presidente da ACI, Mauro Ribeiro. Em nota à imprensa, o sindicalista diz que a opinião do representante patronal “não condiz com a realidade” e rechaça as afirmações de Mauro Ribeiro, em texto publicado no blog IPolítica.
“Primeiramente, é mentiroso afirmar que há falta de diálogo por parte do Sindicato dos Comerciários de Itabuna. O Sindicato tem convenção coletiva assinada com o Sindicom, que representa os interesses do empresariado do ponto de vista jurídico e econômico e, até onde eu sei, sempre houve respeito entre as partes. A representação dos trabalhadores sempre teve e terá diálogo com todas as representações do comércio. Apesar de que, vale ressaltar, a ACI não cumpre esse papel negocial, que pertence exclusivamente às entidades sindicais, portanto, ao Sindicato dos Comerciários de Itabuna e ao Sindicom”, explica.
Segundo Joab, o diálogo é fundamental para continuar ampliando e consolidando Itabuna como polo comercial. “Todavia, o Sindicato não pode ser responsabilizado pela iniciativa de centenas de lojistas que entendem que abrir o comércio neste domingo e fechar no dia 25 é melhor para suas empresas. Assim sendo, nos parece claro que a posição de certo segmento patronal não condiz com o sentimento de grande parte dos lojistas”, destaca.
O presidente do Sindicato dos Comerciários esclarece ainda que acordo coletivo de trabalho particular entre sindicato e empresa está previsto no arcabouço jurídico do país. “Dizer que o sindicato não dialoga, não passa de bravata. Ao contrário do presidente da ACI, que não compareceu à última reunião entre as partes para tratar do funcionamento do comércio no período junino, o Sindicato dos Comerciários sempre comparece e valoriza o processo negocial. Por aí é possível perceber quem tem dificultado o diálogo”, enfatiza.
Ao final, Joab Bastista reforça que, o Sindicato continuará valorizando o diálogo e a negociação. “Sempre colocando em primeiro lugar a defesa dos interesses da categoria comerciária, a quem devemos satisfação e respeito”, diz o sindicalista em documento assinado neste domgingo, 19 de junho.
com informações do Sindicato dos Comerciários
Compartilhe no WhatsApp
Comments