Na Bahia, para os baianos, um bom começo de ano passa pela festa do Senhor do Bonfim. E nesta quinta (11), milhares de pessoas participaram do cortejo, da Igreja de Nossa Senhora da Conceição (no Comércio) até a Colina Sagrada, no Bonfim. Em 2024 é especial, pois são comemorados 270 anos de tradição de uma das festas mais aguardadas do calendário baiano.
A fé e a devoção dos baianos se misturam com música, arte e curtição entre amigos. Esse ano, os blocos afro e afoxés, como Ilê Aiyê e Filhos de Gandhy, além de Carlinhos Brown com o projeto Zárabes marcaram presença.
Outra tradição é a presença, especialmente em ano eleitoral, de políticos que verificam na multidão o termômetro de sua popularidade. E, também, dos movimentos sociais, que levam suas bandeiras de luta durante o cortejo.
Quem saiu de Itabuna para Salvador, indo direto para a festa, foi o ex-vereador Jairo Araújo, que é dirigente do Sindicato dos Comerciários e presidente da FEC Bahia (federação estadual da categoria). A entidade levou duas palavras de ordem ao liderar o bloco de dirigentes comerciários: uma pedindo que parem o estado terrorista de Israel e pela Palestina Livre. E outra falando em fé na luta para conquistar mais direitos e eleger comerciários.
“São mais de um milhão de pessoas presentes, gerando uma grande oportunidade para chamarmos atenção de temas importantes para a classe trabalhadora e a sociedade. Pela força que tem os movimentos sociais na festa, definimos reforçar esse apelo contra o genocídio praticado por Israel contra o povo palestino, além de falar da luta por novas conquistas e na eleições de comerciários no pleito de outubro. Temos vários dirigentes em cidades importantes que podem se candidatar às câmaras municipais e se eleger para representar a categoria comerciária”, destacou Jairo.
O sindicalista fez a caminhada ao lado de dirigentes de várias entidades e da CTB Bahia, Central sindical que tem como filiados os principais sindicatos baianos.
com informações da FEC Bahia e da CTB Bahia
Compartilhe no WhatsApp
Comments