A Bahia é o estado que mais abrirá vagas de cursos de Medicina em universidades privadas. O Governo Federal anunciou que, no total, 16 municípios baianos serão contemplados. Além de Itabuna e Ilhéus, são contemplados Brumado, Camaçari, Cruz das Almas, Feira de Santana, Guanambi, Irecê, Itaberaba, Jequié, Ribeira do Pombal, Santa Maria da Vitória, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Senhor do Bonfim e Teixeira de Freitas.
No Brasil, 5.700 vagas poderão ser abertas e distribuídas em 95 novos cursos. A Bahia poderá ter 15 novos cursos com 900 vagas abrangendo 257 municípios.
Segundo o Ministério da Saúde, os critérios são baseados nas necessidades de mais profissionais de saúde e a estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) de cada região.
Pesquisa realizada pela pasta mostra que os municípios pré-selecionados fazem parte de regiões com as seguintes características: ter média inferior a 2,5 médicos por mil habitantes e hospital com, pelo menos, 80 leitos; aparentar competência para abrigar curso de medicina, em termos de disponibilidade de leitos, com pelo menos 60 vagas; e não ser impactado pelo plano de expansão de cursos de medicina (aumento de vagas e abertura de novos cursos) nas universidades federais.
com informações da Agência Brasil
Compartilhe no WhatsApp
Comments