Mesmo com casos de dengue, chikungunya e zika vírus em queda, a Prefeitura de Itabuna mantém as ações contra o mosquito Aedes Aegypti, segundo o Departamento de Vigilância em Saúde do município.
Segundo a chefe da Coordenação de Endemias, Lucimar Ribeiro, a redução do número de casos se deve às medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde. Ela também destacou o esforço concentrado dos profissionais, que trabalham nos bairros e em áreas centrais e a realização dos mutirões.
“Precisamos continuar vigilantes no combate ao mosquito e na eliminação de tudo o que pode se transformar em criadouros de larvas”, alerta Lucimar, afirmando que é essencial cuidados simples como manter caixas d’água, tonéis e barris bem tampados, lixo acondicionado corretamente em sacos plásticos ou na lixeira, garrafas de vidro ou vasilhames plásticos fechados, além de mantê-las sempre de boca para baixo.
“Uma das principais complicações da dengue, por exemplo, é o choque hemorrágico, que é quando a pessoa pode perder cerca de um litro de sangue de uma vez, podendo levar à morte”, alerta a gestora, lembrando que denúncias de focos de larvas podem ser feitas para o Disque-dengue (73) 3612-8324.
com informações da Prefeitura
Compartilhe no WhatsApp
Comments