A luta das mulheres para ocupar espaços de poder tem passado muito pela atuação em organizações que interferem nas discussões e definições de políticas públicas. Esse é o caso dos conselhos municipais.
Em Itabuna, o Conselho Municipal da Mulher terá eleições no dia 21 de junho, quando serão eleitas 15 itabunenses. Mas, os procedimentos que antecedem a votação estão em pleno andamento.
Membro da Comissão Eleitoral, a advogada e vice-presidente da OAB de Itabuna, Aline Gomes falou sobre o tema no programa Oito em Ponto, do blog Ipolítica. Ela explicou que “o edital precisou ser prorrogado para obter um número maior de inscrições e participação das mulheres no processo”. Também destacou a importância da mulher ser inserida nesse processo e falou sobre as funções dentro do conselho.
PODER E CIDADANIA
A participação da sociedade nos conselhos é fundamental para a cidadania. Isso fortalece a democracia e empodera a população na formulação das políticas públicas, orientando melhor os gestores. São espaços da participação popular na gestão pública, garantindo melhor atendimento às demandas da população.
(foto: Prefeitura Municipal, posse em 2017)
Compartilhe no WhatsApp
Comments