Não poderia ter sido melhor o encerramento da temporada de navios de cruzeiro em Ilhéus nesta semana com o navio MSC Preziosa. Durante o verão, cerca de 100 mil visitantes do Brasil e do exterior, em 37 embarcações, conheceram a cidade conhecida mundialmente nas obras de Jorge Amado.
Ao atracarem no Porto do Malhado, os passageiros foram recepcionados com apresentações de capoeira e por atores encenando personagem do livro ´Gabriela Cravo e Canela´, de Jorge Amado. Depois, passam pela Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária. E, seguem para passeios pelo centro histórico, praias e fazendas de cacau que produzem chocolates de origem.
Na chegada, os turistas puderam saborear e adquirir produtos da agricultura familiar, especialmente chocolates de origem e derivados, doces e licores, além do artesanato local. Os produtos foram comercializados na área de receptivo, no Centro de Convenções de Ilhéus, numa iniciativa do governo estadual, através do Centro Público de Economia Solidária-Cesol Litoral Sul.
O sucesso foi tanto que Maria das Graças Silva Reis, vendedora de chocolates da agricultura familiar, está aprendendo inglês para atender turistas da Europa e Estados Unidos. “Esse espaço é muito importante pra gente comercializar os nossos produtos, porque são milhares de visitantes que desembarcam dos navios, e eu preciso falar outro idioma para me comunicar melhor com eles sem precisar de um tradutor”, disse.
Segundo a Secretaria de Turismo de Ilhéus, cada turista gasta, em média, R$ 600 durante a permanência na cidade, gerando um impacto positivo na economia, movimentando o comércio, bares, restaurantes, serviços, propriedades rurais, etc.
com informações do governo estadual
Compartilhe no WhatsApp
Comments