DestaquesPolítica

Governo corta 95% da verba dos centros de assistência social

0

Em mais uma demonstração de descaso com a área social, o governo cortou 95% das verbas do Sistema Único de Assistência Social (Suas) para 2023. Neste ano, foram R$ 967,3 milhões na proposta original do Orçamento. Para o ano que vem serão apenas 5% do total: R$ 48,3 milhões.

Vale lembrar que o Suas é responsável por gerenciar e coordenar os centros de assistência para os vulneráveis que pretendem dar entrada no Auxílio Brasil, bem como o Cadastro Único , porta de entrada para outros benefícios sociais.

Especialistas dizem que isso pode comprometer a manutenção dos serviços e o sistema tende a sofrer um “apagão”. Em 2022, parlamentares aumentaram a verba do Suas durante o ano por meio de crédito orçamentário.

“O que temos no orçamento da Assistência Social para 2023 é reflexo de uma opção de desmonte que já vinha sendo orquestrada por Bolsonaro antes da pandemia. O povo brasileiro vive um processo de empobrecimento enorme, muito segurado pelo impacto do Auxílio Brasil, no entanto, para que pudéssemos reverter a curva de empobrecimento e fome, dependíamos de políticas públicas fortes e capazes de chegar nos lugares mais vulneráveis do país”, diz Paola Loureiro Carvalho , assistente social e diretora de Relações Institucionais da Rede Brasileira de Renda Básica.

Mesmo com o orçamento maior, o sistema demonstrou falhas durante a gestão do Auxílio Brasil, que registrou fila de quase 3 milhões de pessoas. Além das pessoas na espera para receber o benefício, formou-se também a “fila da fila”, integrada por brasileiros que preenchem os critérios para receber o benefício, mas não conseguem se registrar ou mesmo atualizar o cadastro no CadÚnico.

com informações do iG/Economia

Compartilhe no WhatsApp

Querem aproveitar piso da enfermagem para legalizar jogos de azar

Previous article

Bolsonaro manda liberar caminhões para ato, mas governador proibe

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *