Em tempos de pandemia, professores e alunos das escolas da rede estadual de ensino estão se reinventando. Com o ano letivo ainda por ensino remoto, as escolas promovem gincanas em formato virtual.
Em Salvador, o Colégio Estadual Alberto Valença, no bairro de São Gonçalo, a tarefa é incentivar o engajamento dos estudantes no aprendizado remoto, reforçando os benefícios de estarem acompanhando as aulas. No Colégio Estadual Monsenhor Turíbio Vilanova, em Bom Jesus da Lapa, os estudantes participam da gincana “Arte, cultura e conhecimento na pandemia”, que busca reforçar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
“O mais significativo é realizar a gestão da permanência aliada à aprendizagem e implementar ações internas para uma permanência eficaz, dentro de um processo pedagógico proativo, envolvendo gestores, docentes, discentes e servidores. Entendendo que educação é doação, estamos todos nesta busca ativa pela diminuição das desigualdades a partir da inserção de todo o universo de alunos da nossa escola de forma ativa e atuante”, explica a diretora do Alberto Valença, Jôsi Sales.
São dez equipes envolvendo os três turnos, tendo como público alvo as séries do 6° ano do Fundamental II, do Tempo Juvenil, do Ensino Médio e da Educação para Jovens e adultos (EJA). “Estou gostando muito, está sendo bastante interessante, porque estamos à frente de uma tarefa muito importante que é incentivar os colegas que estejam tendo dificuldades neste período da pandemia. A gincana também tem sido uma oportunidade de aprendermos mais conteúdos e melhor nos expressarmos”, diz a estudante Beatriz Santana da Silva, 11, 6º ano.
MAIS AMIZADE, MAIS RESPONSABILIDADE
No Monsenhor Turíbio Vilanova, as atividades estão sendo desenvolvidas pelas equipes de estudantes da Educação Integral, da Educação Profissional, do Ensino Médio e da EJA, através de grupos no WhatsApp e a votação é realizada no Facebook da escola.
A coordenadora pedagógica Isabel Geanne Ribeiro ressalta que a segunda gincana virtual do colégio vem para fortalecer as aprendizagens e complementar as atividades curriculares dos estudantes. “Estou aprendendo muitos conteúdos ligados à cultura, aumentando os meus conhecimentos. Além disso, a gincana nos proporciona ter mais responsabilidade com as tarefas da escola e ter mais amizade com os colegas”, afirma Gardênia Dias, 16, estudante do 1º ano.
Fonte: Ascom/ Secretaria da Educação do Estado
Compartilhe no WhatsApp
Comments