A RegiãoDestaques

Exposição mostra história de Itabuna através de seus personagens

0

“Toponímia de Itabuna: ruas e avenidas revelam histórias” abre a série de exposições temporárias do novo Centro Cultural Teosópolis. Ela recupera a história do município, por meio dos seus personagens, desbravadores que construíram e fizeram a história do município sul baiano. Mostra também personagens do cenário nacional que dão nome às ruas da cidade. O centro foi inaugurado no dia 6 de maio, fica na Praça dos Eucaliptos, no Conceição, e funciona das 14h às 17h30.

Desenvolvida pela UESC, a exposição conta a história de figuras como o pastor Hélio Lourenço da Silva, Fernando Cordier, Manoel Leão, João Soares, Maria Pinheiro, Daniel Gomes, Sarinha Alcântara, Simão Fitterman, José Alcântara e Paulino Vieira, pessoas que dão nome a ruas e bairros de Itabuna. “A exposição traz para nossos jovens a compreensão de como foi construída a nossa Itabuna”, explica Alessandro Fernandes, reitor da Uesc, que é parceira do projeto.

No passeio por Itabuna, por meio de painéis, é relatada a história de vida de Aziz Maron, Mário Padre, Inácio Tosta Filho, Comendador Firmino Alves, Felix Mendonça, José Soares Pinheiro, Corbiniano Freire e Amélia Amado A exposição também traz vida e obra de Olinto Leone, primeiro intendente de Itabuna, engenheiro responsável pela primeira planta da primeira igreja Matriz de São José de Itabuna e o primeiro Fórum de Justiça, além de medições para a planta urbana da própria vila.

Quem for, terá ainda muito mais histórias interessantes. A exposição está aberta a estudantes e a comunidade em geral gratuitamente, até setembro de 2022. Visitantes serão guiados para conhecer a exposição e o Centro Cultural.

Mantido pela Associação de Beneficência e Cultura Teosópolis, em parceria com a Uesc, Prefeitura de Itabuna (pela secretaria de Educação) e a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania. “O Centro pertence a Itabuna e seu povo, é um bem cultural para nossa gente conhecer sua história”, pontuou Geraldo Meireles da IBT. Visitas a exposição podem ser agendadas pelo telefone (73) 98870-9586.

com informações de João Blohem

Compartilhe no WhatsApp

Começa reforma e modernização do Ginásio Herval Soledade em Ilhéus

Previous article

Governo baiano anuncia novos investimentos em segurança pública

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *