DestaquesGeral

Ex-banqueiro cancela palestras por ameaças de bolsonaristas

0

Mesmo alguém que já foi banqueiro e pensa diferente está sendo ameaçado por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele é Eduardo Moreira, muito procurado para dar palestras sobre a conjuntura econômica do Brasil. Mas, ele teve que cancelar vários compromissos agendados nos próximos meses para preservar a própria segurança.

Crítico do atual governo, Moreira vem recebendo ameaças de vários tipos, inclusive de morte, desde que, em maio de 2020, seu nome foi incluído em relatório encomendado pelo Ministério da Economia para identificar “detratores” da política tocada pelo ministro Paulo Guedes.

Com a proximidade das eleições, as ameaças voltaram a ser frequentes e mais ousadas. “São comentários muito agressivos, pessoas dizendo que eu deveria tomar cuidado quando saísse na rua, que eu era um ‘comunista safado’. E algumas mensagens mais graves”, disse à coluna de Chico Alves, do UOL.

AMEAÇAS DE MORTE

Também provocou reação violenta uma entrevista que o ex-banqueiro deu no ano passado, denunciando as péssimas condições de vida dos indígenas na cidade de Dourados, em Mato Grosso do Sul.

“Ali começaram as ameaças de morte”, recorda Moreira. “Foram mais de uma centena, no estilo ‘vamos sumir com esse cara’, ‘não se assuste se esse cara não aparecer mais’, até chegar ao cúmulo de um clube de tiro fazer campanha contra mim. Eu abri um processo contra o clube e ganhei”.

Eduardo Moreira revelou as ameaças durante o programa jornalístico ICL Notícias, que ele apresenta em seu canal no YouTube. Ali, comenta as notícias de segunda a sexta, fazendo críticas contundentes a Bolsonaro.

As ameaças voltaram a crescer à medida que as eleições foram se aproximando. “Passei a receber mensagens que não recebia antes. Vídeos de pessoas identificadas, adultas, algumas de nível universitário, dizendo que se eu não me desculpasse (em relação às críticas ao presidente) ia pagar com a minha vida”, explica.

com informações do UOL

Compartilhe no WhatsApp

Ilhéus amplia faixa etária de vacinação contra HPV para meninos

Previous article

Tempero baiano no Grammy Latino com Luiz Caldas e outros músicos

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *