DestaquesPolítica

Em reunião da UPB, prefeitos baianos unificam linha de ação

0

Cerca de 200 prefeitos e prefeitadas da Bahia participaram, nesta terça (25), da primeira reunião realizada pela União dos Municípios da Bahia (UPB), na terça-feira (25). O encontro aconteceu na sede da entidade, em Salvador, e seu principal objetivo foi alinhar a pauta prioritária dos municípios junto ao governo do estado, Congresso Nacional e governo federal, sendo a prioridade melhorar a governança e a reconstrução das cidades atingidas pelas chuvas.

“A nossa palavra de ordem é união e sempre de respeito entre os prefeitos, porque é importante que a gente esteja unido neste momento para oxigenar a luta dos municípios e não deixar parar. Hoje, observamos pontos importantes como a questão dos pisos que podem quebrar os municípios e vamos trabalhar para buscar nossas pendências tanto em Brasília, quanto com o governo do estado. Então, foi uma reunião bem debatida. Fizemos questão que a maioria dos prefeitos participasse, porque a luta não se faz só, não é Zé Cocá sozinho que vai resolver, somos um todo de 417 municípios, e tenho certeza que saímos daqui com bons frutos”, avaliou o presidente da UPB e prefeito de Jequié, Zé Cocá.

O encontro estabeleceu algumas propostas: Para a PEC da Redução da Alíquota do INSS foi criada uma comissão para coordenar a articulação a favor da matéria. Sobre a PEC 13 dos 25% da Educação, a UPB acredita que a matéria está pacificada para aprovação. Já sobre a PEC 122, haverá uma ampla mobilização dos prefeitos de todo Brasil, liderada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), para pressionar o Congresso pela aprovação.

SERIN PRESENTE

Vice-presidente da UPB e prefeito de Belo Campo, José Henrique Tigre (Quinho) disse que 2022 é o ano mais importante para os prefeitos do Brasil. “Esse ano é de eleição e cabe aos que pleiteiam os cargos um tratamento diferenciado para ouvir os prefeitos. O lugar de destaque de quem constrói o Brasil é dos prefeitos. É quem toma sol na cara pra pedir voto e quem faz as coisas acontecerem nesse país”, afirmou.

Ele reforçou que a entidade reforçará a liberação de emendas dos deputados estaduais, que estão paradas nas secretarias do estado, em uma atuação municipalista independente. Diante da questão, o presidente Zé Cocá propôs e a reunião deliberou, então, convidar o secretário de Relações Institucionais (Serin), Luiz Caetano, para tratar o tema.

O secretário compareceu ao final da reunião e recebeu as demandas dos prefeitos. Caetano disse que encaminhará a pauta apresentada pela UPB e disse que levará ao conhecimento do governador Rui Costa e do secretariado.

Com informações da UPB

Compartilhe no WhatsApp

Arrecadação federal tem crescimento recorde; a pobreza, também

Previous article

Procurador pede ao Coaf dados sobre salário de Sergio Moro nos EUA

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *