Nova pesquisa da corrida eleitoral para presidente em 2022 revela o ex-presidente Lula (PT) liderando as intenções de votos com 49%, mais que o dobro do segundo colocado, Jair Bolsonaro, que aparece com 23%,
É a primeira pesquisa Ipec, que mostra o petista com 11 pontos percentuais a mais do que a soma de seus possíveis adversários. Esse resultado daria a vitória a Lula no primeiro turno, se as eleições fossem hoje.
Tentando se viabilizar como o nome da “terceira via”, Ciro Gomes (PDT) aparece com 7%, empatado tecnicamente com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que tem 5%. O ex-ministro da Saúde na gestão Bolsonaro Luiz Henrique Mandetta (DEM) aparece com 3%. Brancos e nulos somam 10%, e eleitores que não sabem ou não respondem, 3%. A margem de erro é de dois pontos.
POR REGIÃO
Observando o cenário nas regiões, o ex-presidente Lula dispara no Nordeste (63%), enquanto Bolsonaro aparece com apenas 15%. O petista aparece ainda à frente do presidente entre os mais jovens (53% a 17%); entre os que têm ensino fundamental II (59% a 19%); entre os que se autodeclaram pretos ou pardos (54% a 21%) e entre os que são de outras religiões que não a católica e a evangélica (54% a 19%).
Bolsonaro mantém a maior intenção de voto no eleitorado que integra a base de sustentação de sua popularidade. Seus maiores índices de ótimo e bom nas regiões Sul (29%), Norte e Centro-Oeste (28%); entre os homens (28%); entre os evangélicos (32%) e entre quem se autodeclara branco (29%).
Com informações de O Globo
Compartilhe no WhatsApp
Comments