A Defensoria Pública da União (DPU) entrou com uma ação na Justiça Federal nesta sexta-feira (19), solicitando que a plataforma X (antigo Twitter), seja condenada a pagar uma indenização de R$ 1 bilhão por dano moral coletivo e danos sociais ao Brasil. Segundo a DPU, as condutas do empresário Elon Musk, proprietário da rede social, e da plataforma X, representam uma utilização indevida de plataformas digitais para propósitos ilícitos.
De acordo com o G1, a ação da Defensoria destaca que as condutas da empresa e de seus gestores indicam uma participação em atividades criminosas que ameaçam a estrutura democrática do país. O documento ressalta ainda a grave responsabilidade das empresas de redes sociais e seus dirigentes, apontando para uma possível indução e envolvimento em práticas criminosas que prejudicam o tecido democrático nacional.
No início deste mês, Elon Musk iniciou uma série de ataques ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em decorrência de decisões judiciais que determinaram a remoção de conteúdo e o bloqueio de contas de investigados pela Corte. As postagens alvo das decisões do STF abordavam crimes como discurso de ódio, defesa de golpe de estado e ataques infundados ao sistema eleitoral.
Essa ação da DPU reflete uma preocupação crescente com o uso irresponsável das redes sociais e o impacto negativo que essas condutas podem ter na estabilidade democrática do país.
com informações do G1
Compartilhe no WhatsApp
Comments