DestaquesMovimentos

Defensores públicos decretam estado de greve na Bahia

0

Com estado de greve aprovado, os defensores públicos da Bahia vão paralisar as atividades entre os dias 28 e 30 de novembro. A deliberação foi tomada após a assembleia geral realizada pela Associação de Defensoras e Defensores do Estado da Bahia (Adep).

Segundo a entidade, a categoria tem remuneração congelada há onze anos e não há o cumprimento do modelo remuneratório previsto na Constituição Federal para a categoria (subsídio com subteto). No dia 31 de novembro, a categoria deverá se reunir novamente para discutir futuras mobilizações.

Na assembleia, os defensores conheceram as ações da Adep para a votação e aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLC) 147/2022, em tramitação na Assembleia Legislativa desde 2022. A entidade teve diálogos com parlamentares estaduais e federais, secretários, além da realização de debate público na ALBA, em conjunto com a Comissão de Constituição e Justiça, com a presença de juristas, lideranças políticas e sociedade civil.

“Temos solicitado, insistentemente, ao governador Jerônimo Rodrigues que respeite o inciso XI, do art. 37 da Constituição Federal, como já acontece na maioria dos estados brasileiros, garantido à Defensoria Pública o orçamento necessário para a aprovação do projeto de Lei do Subteto. Nossa entidade tem dialogado com a Defensoria, além das secretarias sistêmicas como a Casa Civil e a Seplan, mas, para o exercício 2024, a cota disponibilizada a nossa instituição, mais uma vez, não cobre sequer as nossas despesas anuais ordinárias, nos deixando vulneráveis a possível suplementação no ano que vem”, declarou a presidente da Adep, Tereza Cristina Almeida Ferreira.

com informações do Bahia Econômica

Compartilhe no WhatsApp

Aprovados no Processo Seletivo da SEMPS Itabuna são convocados

Previous article

Denúncia mostra armação do Estadão no caso “Dama do Tráfico” que envolveu ministro

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *