DestaquesMovimentos

Cooperativa baiana amplia produção de milho não-transgênico

0

Para marcar o Dia Internacional do Milho, nesta quarta (24), a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) celebrou a data destacando as ações de apoio a produção de forma sustentável e livre de transgenia (produtos que tiveram seu DNA modificado pela inserção de um ou mais genes oriundos de outro organismo). Isso contribui para a oferta de produtos de milho saudáveis ​​e seguros, tanto para agricultores familiares quanto para consumidores.

E quem faz isso é a Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Copirecê), que comercializa diversificados produtos derivados de milho, como o Flocão Puro Milho, Mingau de Milho, Canjiquinha e Mugunzá. Tudo produzido com milho não-transgênico, certificado pelo Instituto Biodinâmico (IBD).

Para isso, a Copirecê conta com mais R$ 5,5 milhões do projeto Bahia Produtiva, aplicados no serviço de assistência técnica e extensão rural (ATER), Assistência Técnica em Gestão (ATEG), na aquisição de máquinas, equipamentos para irrigação do solo e kits para testes de transgenia.

“No ano passado, foram colhidas 480 toneladas de milho e um faturamento expressivo de R$4,7 milhões, o maior registrado nos últimos 10 anos. Para este ano de 2023, a previsão é de 600 toneladas e que a receita aumente em 20%”, pontua a engenheira agrônoma da cooperativa, Zene Vieira.

PRESENÇA INTERNACIONAL

O sucesso vai além da Bahia. Os produtos da Copirecê estarão na Naturaltech, maior feira de produtos naturais da América Latina, que acontece em São Paulo, de 14 a 17 de junho. Mais 15 cooperativas baianas apresentão e comercializarão seus produtos no estande Agricultura Familiar da Bahia, do Governo do Estado.

com informações da CAR

Compartilhe no WhatsApp

Conectados, bancários protestam virtualmente contra Bradesco

Previous article

Carrefour utilizará câmeras em seguranças de áreas externas

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *