Para marcar o Dia Internacional do Milho, nesta quarta (24), a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) celebrou a data destacando as ações de apoio a produção de forma sustentável e livre de transgenia (produtos que tiveram seu DNA modificado pela inserção de um ou mais genes oriundos de outro organismo). Isso contribui para a oferta de produtos de milho saudáveis e seguros, tanto para agricultores familiares quanto para consumidores.
E quem faz isso é a Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Copirecê), que comercializa diversificados produtos derivados de milho, como o Flocão Puro Milho, Mingau de Milho, Canjiquinha e Mugunzá. Tudo produzido com milho não-transgênico, certificado pelo Instituto Biodinâmico (IBD).
Para isso, a Copirecê conta com mais R$ 5,5 milhões do projeto Bahia Produtiva, aplicados no serviço de assistência técnica e extensão rural (ATER), Assistência Técnica em Gestão (ATEG), na aquisição de máquinas, equipamentos para irrigação do solo e kits para testes de transgenia.
“No ano passado, foram colhidas 480 toneladas de milho e um faturamento expressivo de R$4,7 milhões, o maior registrado nos últimos 10 anos. Para este ano de 2023, a previsão é de 600 toneladas e que a receita aumente em 20%”, pontua a engenheira agrônoma da cooperativa, Zene Vieira.
PRESENÇA INTERNACIONAL
O sucesso vai além da Bahia. Os produtos da Copirecê estarão na Naturaltech, maior feira de produtos naturais da América Latina, que acontece em São Paulo, de 14 a 17 de junho. Mais 15 cooperativas baianas apresentão e comercializarão seus produtos no estande Agricultura Familiar da Bahia, do Governo do Estado.
com informações da CAR
Compartilhe no WhatsApp
Comments