Segundo a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), vinculada à Secretaria de Planejamento (Seplan), o nível de confiança do empresariado baiano saiu da zona de otimismo moderado e passou a ter status de pessimismo moderado,
O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB) medido pela SEI marcou -91 pontos no mês passado, em uma escala de -1.000 a 1.000 pontos. Foi o pior resultado do índice desde maio deste ano.
De acordo ainda com a SEI, o resultado mais recente representou uma queda de 136 pontos quanto a outubro último (45 pontos). Porém, no comparativo com o mesmo mês do ano passado (-165 pontos), o Iceb subiu 65 pontos. A contração do nível de confiança de outubro a novembro aconteceu de forma generalizada, visto que foi realidade para cada uma das quatro atividades – agropecuária, indústria, comércio e serviços.
O estudo mostra que as piores expectativas do setor produtivo estadual se relacionam com crédito, juros e situação financeira. As variáveis câmbio, vendas e exportação apresentaram os indicadores menos desfavorável.
com informações da Seplan
Compartilhe no WhatsApp
Comments