De acordo com pesquisadores da consultoria Kantar, a alta dos preços dos alimentos está levando o brasileiro a trocar refeições por lanches fora de casa, em uma pesquisa feita pela Kantar, mais da metade dos entrevistados afirmou que a pandemia mudou muito seus hábitos de alimentação na rua.
Segundo estudo, os dados apontam que as refeições fora de casa caíram 25% na comparação entre o primeiro trimestre de 2022 e o mesmo período em 2020. Além disso, aumentou o consumo de lanches (3,9%) e caiu o consumo de refeições completas (-3,3%).
O principal motivo para isso é a alta dos preços da comida fora de casa. Enquanto os brasileiros gastam em média R $10,43 para comer um sanduíche ou um salgado, para fazer uma refeição na hora do almoço é preciso desembolsar um valor médio de R $43,94.
Quais os problemas ?
Para Rodrigo Kiko Afonso, diretor-executivo da Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida, a troca da refeição completa por um lanche representa uma insegurança alimentar leve, pois as pessoas passam a não comer corretamente. “Não dá para você trocar uma refeição por uma empadinha”, afirmou.
No Brasil, pelo menos 60 milhões de pessoas estão em situação de insegurança alimentar leve, cenário em que há queda na qualidade dos alimentos consumidos e preocupação se haverá comida na mesa no futuro.
Os dados da pesquisa da Kantar mostram que 62% dos brasileiros ainda estão preocupados com a continuação da pandemia de covid-19 e o impacto em suas vidas profissional e financeira. Além disso, a inflação alta tem corroído o poder de compra. Os consumidores estão mais preocupados e se planejam melhor no momento de gastar o dinheiro, quase 46% estão comprando mais itens em promoção, para tentar economizar.
com informações do UOL.
Compartilhe no WhatsApp
Comments