A entrada de caminhões está proibida na Esplanada dos Ministérios durante o desfile de 7 de Setembro, mas o presidente Jair Bolsonaro mandou que fosse liberada. Entretanto, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), disse que vai manter o bloqueio dos veículos.
O chefe do Executivo local disse não ter recebido nenhum comunicado do Exército ou do presidente da República para que o bloqueio fosse flexibilizado. “Não vai entrar [caminhão nenhum]. A segurança é do Governo do Distrito Federal. Eles só vão entrar se for por ato de força, o que não vamos permitir”, disse à Folha de S.Paulo.
Reportagem do Metrópoles mostrou que homens com a farda do Exército e se identificando como militares das Forças Armadas fizeram uma lista de caminhoneiros supostamente “cadastrados” para entrar na via.
Segundo o site, o acesso à S1 está proibido por decisão da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF), responsável pela segurança na região. A pasta afirmou que nenhum pedido sobre uma possível entrada de caminhoneiros em locais restritos chegou até o órgão. “O acesso permanece proibido”. Em nota, a pasta disse que o plano elaborado inicialmente continua em voga.
Compartilhe no WhatsApp
Comments