Representantes da Biofábrica e da Coordenação-geral de Pesquisas e Inovação da Ceplac se reuniram para definir da assinatura de um acordo de cooperação técnica que viabilizará a multiplicação de duas variedades resistentes à monilíase do cacaueiro. A empresa já trabalha na preparação de uma área onde será criado um jardim clonal, a ser utilizado como fonte de material genético para multiplicação.
Participaram do encontro a coordenadora-geral de Pesquisa e Inovação da Ceplac, Lucimara Chiari; o coordenador adjunto José Marques Pereira; do diretor-presidente da Biofábrica, Jackson Moreira; o diretor administrativo Valdemir José dos Santos; e a responsável técnica Kaleandra Freitas Sena.
Os clones Cepec 2204 e Cepec 2176, desenvolvidos pela Ceplac, estão prontos para serem multiplicados pela Biofábrica. São plantas que apresentam resistência à monilíase combinada com alta produtividade.
PARCERIAS
Segundo Lucimara Chiari, a Ceplac está disponibilizando matrizes das variedades para, observando as recomendações técnicas e fitossanitárias, fazer a multiplicação em larga escala, a fim de promover e garantir a distribuição aos produtores.
Para Jackson Moreira, a duas instituições desenvolvem parcerias em diversos programas de pesquisa e extensão, por meio do desenvolvimento e propagação de tecnologia em variedades frutíferas, especialmente cacau, com alta resistência a pragas e doenças.
com informações da Ceplac
Compartilhe no WhatsApp
Comments