Os brasileiros terão mais uma facilidade de pagamento de suas contas. O Banco Central anunciou, nesta quinta (7), que o Pix automático vai começar a operar em outubro de 2024. Essa modalidade vai permitir que o cliente agende previamente pagamentos que ele já sabe que precisará fazer a empresas.
A nova forma de pagamento poderá ser usado, por exemplo, para pagar contas de água e luz; escolas e faculdades; academias; condomínios; e parcelamento de empréstimos. Na avaliação do Banco Central, o Pix automático terá a capacidade de alcançar mais pessoas.
Segundo Ângelo Duarte, técnico do BC, para que uma empresa ofereça hoje a possibilidade de pagamento por débito automático, precisa ter um convênio com cada instituição financeira. Com o Pix automático, a organização não precisará fazer isso. Bastará firmar um único acordo com um banco que esteja ofertando a modalidade. “Todos os usuários de todas as instituições do Pix estarão aptos a usar o Pix automático, abre possibilidade para que instituições pequenas entrem nesse mercado”, explicou.
Ele informa que, para pessoas físicas, o Pix automático será sem cobrança de tarifa. Já para empresas que vão ofertar a modalidade, funcionará a livre negociação (ou seja, dependerá do acordo entre o banco e a instituição financeira).
PIX AGENDADO
Outra modalidade, chamada de Pix agendado recorrente, será obrigatória, também, a partir de outubro de 2024. Ele se assemelha a uma transferência e poderá ser utilizado para pagamento entre pessoas físicas, diferente do Pix Automático, que só pode ser feito para pessoas jurídicas, com CNPJs ativos.
O Pix agendado poderá ser usado, por exemplo, para: mesada, doação, aluguel entre pessoas físicas e prestação de serviço recorrentes por pessoas físicas (como diarista, terapia, educador físico, etc.)
com informações do g1
Compartilhe no WhatsApp
Comments