Se o uso do Pix para compras está em alta, na Bahia o crescimento em 2023 superou 2022. Levantamento do Itaú Unibanco aponta que cresceu 83%, considerando as transferências feitas de CPF para CNPJ. O valor total transacionado cresceu 41%, com um ticket médio de R$ 295,00. A geração Y (nascidos entre 1982 e 1994) é a que mais utiliza a forma de pagamento, com 56% das compras realizadas com Pix. Seguida da geração X (nascidos entre 1965 e 1981), com 22%, da Z (nascidos entre 1995 e 2010), com 18%, e dos babyboomers (nascidos entre 1945 e 1964), com 4%.
O Itaú analisou o comportamento de consumo dos baianos em 2023, incluindo as transações realizadas com cartões de crédito e as compras com Pix feitas por clientes do banco. Houve alta de 12% no total transacionado pelos brasileiros na Bahia, comparando com 2022, e de 7% no número de transações. No quarto trimestre de 2023, o valor transacionado com cartão de crédito representava 69% das compras; o Pix teve 31% do share.
“O Pix tem ocupado cada vez mais espaço na vida dos brasileiros, com um papel complementar ao dos cartões de crédito e débito nas relações de consumo. A disposição dos consumidores de acessar cada vez mais serviços financeiros digitais tem impulsionado positivamente o mercado, o levando ao desenvolvimento de novos recursos para melhorar a experiência dos clientes. Comprar com Pix é fácil, rápido e seguro, e além de proporcionar uma boa experiência para os clientes, é bastante vantajoso para quem vende, especialmente por ser um pagamento instantâneo”, disse Moisés Nascimento, diretor do banco.
O uso do cartão virtual, que traz uma camada adicional de segurança às transações, também apontou alta, de 62% na quantidade de operações, e de 40% no valor transacionado.
SETORES
Alguns setores tiveram destaque em 2023, como o de profissionais autônomos, com aumento de 63% nas transações. Seguido de cultura, esporte e lazer (53%), Educação (14%) e turismo (12%). O segmento com maior representatividade nas transações crédito e Pix foi o de alimentação (restaurantes, lanchonetes e padarias, entre outros), com 23% do total. Depois vem mercados (15%), profissionais autônomos (10%), drogaria e cosméticos (9%), cultura, esporte e lazer (8%) e vestuário (6%).
Turismo também teve alta: 25% no valor total gasto e 11% na quantidade de transações – o ticket médio foi de R$ 853,00. Considerando gastos com turismo internacional, o aumento foi de 37% no total gasto e de 36% nas transações (contemplando apenas as compras feitas com cartão de crédito), e ticket médio de R$ 1.383,00.
Os Estados Unidos lideram o ranking de consumo entre os baianos, com 17% das compras. A Argentina aparece em segundo lugar, com 10% das compras. Depois, vem Portugal e Espanha, ambos com 7%, e Reino Unido, com 6% do total.
com informações do Bahia de Valor
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