O governo da Bahia apresentou experiências desenvolvidas pela Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) durante a segunda reunião da Câmara Temática de Políticas Públicas para Mulheres do Consórcio Nordeste. O encontro aconteceu nesta terça (16), em João Pessoa, na Paraíba, e um dos objetivos foi a construção de uma agenda conjunta para fortalecer as ações paras mulheres em todas as áreas.
A titular da SPM, Elisangela Araújo, apresentou programas estratégicos implementados, como o Elas à Frente; Oxe, me respeite!; Selo Lilás; e Unidade Móvel, que podem servir como referência nos nove estados nordestinos. Segundo a secretária, as ações são voltadas para a economia e inclusão produtiva no campo e na cidade; o empoderamento das mulheres; o enfrentamento à violência; para a Educação inclusiva e não sexista; e à Saúde e Direitos Reprodutivos.
“Discutimos políticas e as ações estratégicas que vamos apresentar para o nosso governador Jerônimo Rodrigues e demais governadores do Nordeste, quais são as prioridades, tanto para a questão da política de inclusão sócio-produtiva, da autonomia econômica das mulheres, quanto também das políticas de prevenção e enfrentamento às violências. Então, a gente decidiu os cinco eixos importantes, que passam, ainda, pela questão da saúde, da segurança pública e do empreendedorismo”, afirmou.
Elisangela informou que o grupo fará proposições ao Governo Federal, como a ampliação de equipamentos como a Casa da Mulher Brasileira e de mais investimento na política de prevenção. “Também decidimos fazer uma agenda, em Brasília, com o Ministério das Mulheres, Ministério da Justiça, Ministério da Saúde e Ministério do Desenvolvimento Social, para tratar da pauta de cuidados e de todas as questões relacionadas também aos fundos e investimentos”, disse.
com informações da SPM
Compartilhe no WhatsApp
Comments