DestaquesEconomiaPolítica

Após negociar com Lula e Jerônimo, BYD chinesa assumirá fábrica da Ford

0

Um feito importante marca o início da gestão de Jerônimo Rodrigues (PT), atuando junto ao governo Lula: a BYD (Build Your Dreams), montadora chinesa, entrou em acordo com a Ford e assumirá o Polo Automotivo de Camaçari. O anúncio oficial está programado para o próximo mês, pela presidência da multinacional, maior fabricante de carros elétricos do mundo.

Segundo o UOL, a comitiva chinesa chegará ao Brasil na próxima semana, para estudar o modelo de negócio, confirmar o número de produtos, a fábrica de automóveis, ônibus e caminhões e beneficiamento de lítio e por fim, analisar o início da produção ainda em 2024.

Vale lembrar que, em fevereiro, Jerônimo Rodrigues confirmou, em suas as redes sociais, as negociações do Governo Lula para a retomada da fábrica de automotivos na Bahia. “Vem aí a retomada do desenvolvimento industrial do nosso Nordeste! O governo Lula negocia a instalação da montadora chinesa BYD, onde funcionava a antiga fábrica da Ford, em Camaçari. Lula vai visitar a China e dialogar sobre a instalação. Estamos na torcida!”, escreveu no Twitter.

No mesmo dia, Luiz Marinho, Ministro do Trabalho e Emprego, contou que “o Governo brasileiro negocia a retomada da Ford na Bahia, com isso, reaquecendo importantes polos industriais do nordeste”.

A empresa norte-americana decidiu sair da Bahia em 2021. Em Camaçari, a empresa produzia os modelos Ka e EcoSport. Na época, a Ford também anunciou o fechamento das fábricas em Taubaté (SP) e Horizonte (CE). Com o fechamento das unidades, os veículos da montadora passaram a ser produzidos nas plantas na Argentina e Uruguai, além de importações de outras regiões.

com informações da Tribuna da Bahia

Compartilhe no WhatsApp

Vice-prefeito e setor cultural de Ilhéus debatem reformulação do CMC

Previous article

Portugal redescobre Porto Seguro pelo ar com vôos fretados de Lisboa

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *