DestaquesPolítica

Queda do analfabetismo é ligada a políticas na educação, diz ministro

0
Ministro Leonardo Barchini. Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O Brasil atingiu a menor taxa de analfabetismo de sua história na população adulta do país (acima de 15 anos). A informação foi dada pelo ministro da Educação, Leonardo Barchini, nesta quarta (24), em Fortaleza.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Educação (2025), do IBGE, o Brasil tinha 8,4 milhões de não alfabetizados com 15 anos ou mais, correspondendo a 4,9% da população brasileira, o menor percentual da série histórica iniciada em 2016.

O patamar indica que o analfabetismo deixou de ser um problema estrutural, conforme parâmetros da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

“De acordo com a Unesco, isso quer dizer que, no Brasil, pela primeira vez na história, o analfabetismo deixou de ser um problema estrutural no Brasil. Nós estamos caminhando para a erradicação do analfabetismo”, disse o ministro da Educação, Leonardo Barchini.

EJA

De acordo com Barchini, o resultado reflete as políticas de recomposição de matrículas desde 2023 na Educação de Jovens e Adultos (EJA), cenário que se arrastava desde 2019, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste. “Nós tivemos no ano passado 40 mil matrículas a mais do que nos anos anteriores. Isso já se mostra em resultados, já se mostra com a queda do analfabetismo”, comemorou o ministro da Educação.

O ministro elencou três indicadores que registraram melhorias simultâneas inéditas:

>> Abandono escolar: queda de 61% no comparativo acumulado, desde 2022;

>> Reprovação: redução de 62% em todo o território nacional, impulsionada pelo aumento da frequência e engajamento dos estudantes;

>> Distorção idade-série: diminuição de 28% no volume de alunos fora da idade adequada para a série que cursam.

“Pela primeira vez, nós temos esses três dados: diminuição do abandono, diminuição da reprovação e diminuição da distorção idade-série. Mas, mais do que isso, tudo isso aconteceu sem diminuir a qualidade da educação”, disse.

OUTRAS AÇÕES

Ele citou outras ações adotadas desde 2023“. Nós expandimos as escolas em tempo integral, criamos a estratégia nacional de Escolas Conectadas para que toda escola pudesse ter internet. Nós aumentamos a complementação da União no Fundeb em mais de R$ 40 bilhões. Enfim, nós temos hoje o maior orçamento da história do Ministério da Educação, um conjunto de ações que contribuíram para que a gente chegasse nesses resultados.”

Segundo o ministro, o principal fator por trás da melhora dos índices educacionais é o programa Pé-de-Meia, de incentivo financeiro do governo federal voltado a estudantes do ensino médio público. “É um programa que existe com frequência escolar. Os jovens estão frequentando mais a escola, estão faltando menos, estão prestando mais atenção nas aulas.”

com informações da Agência Brasil

Compartilhe no WhatsApp

Prefeitura apura venda irregular de barracas para ambulantes no Ita Pedro

Previous article

Itabuna ganha novo ambulatório no Hospital de Base e amplia leitos do SUS

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *