DestaquesPolítica

Zangado, Bolsonaro critica Lula por ir à conferência do clima

0

Segundo apuração do colunista do UOL Josias de Souza, o presidente Jair Bolsonaro (PL) teve um desabafo testemunhado por auxiliares, onde se queixa da ida de Lula à conferência climática da ONU, a COP27, no Egito. Ele chamou o seu sucessor de “usurpador” e o acusou de vestir a faixa presidencial antes da hora. “Ainda sou o presidente, porra!”, declarou, como se desejasse convencer a si mesmo de que nada mudou.

De acordo com Josias, no encontro que começa neste domingo (6) e vai até 18 de novembro, Lula comparecerá na segunda semana e não irá como penetra. O petista recebeu convite formal do presidente egípcio Abdel Fatah al-Sissi. Orgulhoso, Bolsonaro preferiu não comparecer, seguramente por conta de todos holofotes mirarem Lula.

O colunista critica a interpretação torta de Bolsonaro: de que Lula vai à COP27 para “falar mal do Brasil”. “Ignora o fato de que a gestão ruinosa do seu governo no setor ambiental não se confunde com a imagem do Brasil”, diz. Josias avalia que Lula vê a cúpula climática como palco providencial para a retomada do protagonismo ambiental do Brasil. O presidente eleito cogita anunciar no Egito o nome do futuro ministro — ou ministra — do Meio Ambiente.

Entre os chefes de Estado que desfilarão pelo tapete vermelho da COP27 estão o americano Joe Biden, o francês Emmanuel Macron e o alemão Olaf Scholz. “Para desassossego de Bolsonaro, o ambiente da conferência climática favorece as conversas bilaterais”, ironiza o jornalista.

Compartilhe no WhatsApp

Senai tem 610 bolsas gratuitas e 6,5 mil vagas para cursos técnicos

Previous article

Lula fará “revogaço” para anular decretos sobre armas e sigilos de 100 anos

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *