O mundo da bola lamenta a morte de Mário Jorge Lobo Zagallo, único tetracampeão mundial de futebol e o técnico que, para muitos, montou e dirigiu a maior seleção de todos os tempos: o Brasil que ganhou a Copa do Mundo de 1970, com jogadores do nível de Pelé, Tostão, Rivelino, Carlos Alberto Torres e Jairzinho em um mesmo time. Especialistas afirmaram que ele revolucionou o futebol taticamente com aquela forma de jogar.
Zagallo morreu de falência múltipla dos órgãos neste sábado (6), no Rio de Janeiro, aos 92 anos. A informação foi confirmada pela assessoria do ex-jogador. Eke estava internado desde o fim de dezembro em um hospital na capital carioca.
“Comunicamos com pesar o falecimento do Sr. Mário Jorge Lobo Zagallo, aos 92 anos, as 23:41h horas de 05/01/2024, em decorrência de falência múltipla de órgãos, resultante de progressão de múltiplas comorbidades previamente existentes”, diz a nota do hospital Barra D’Or, que afirmou que se solidariza com a família e amigos pela perda.
“É com enorme pesar que informamos o falecimento de nosso eterno tetracampeão mundial Mario Jorge Lobo Zagallo. Um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano. Ídolo gigante. Um patriota que nos deixa um legado de grandes conquistas. Agradecemos a Deus pelo tempo que pudemos conviver com você e pedimos ao Pai que encontremos conforto nas boas lembranças e no grande exemplo que você nos deixa”, diz a nota publicada pela família.
“VÃO TER QUE ME ENGOLIR!”
Zagallo foi amado e odiado, mas ninguém era indiferente ao que falava e fazia dentro do futebol. Um bordão seu ganhou o mundo e entrou para a história após o título da Copa América de 1997: “Vocês vão ter que me engolir!”.
Segundo ele em entrevista ao site UOL, o desabafo após vitória por 3 a 1 sobre a Bolívia na final da competição. “Estavam fazendo uma onda muito grande para colocar o Luxemburgo no meu lugar, e partiu do [Juca] Kfouri e do Juarez Soares, e eu não podia falar nada, tinha que esperar acontecer, e aconteceu: o título veio, e aí eu dei uma explosão. Foi uma resposta indireta para eles”, afirmou Zagallo.
com informações do g1
Compartilhe no WhatsApp
Comments