A partir desta sexta (23), cerca de 50.447 doses da vacina contra a dengue serão distribuídas para as regiões de Itabuna, Ilhéus, Jequié e Barreiras, abrangendo um total de 71 municípios. O anúncio foi feito pela secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana. O estado tem 38 cidades em estado de epidemia e outras 19 em alerta.
O Ministério da Saúde já tinha enviado 120 mil doses da vacina no início do mês, distribuídas para 44 municípios das regiões de Salvador, Feira de Santana e Camaçari. A escolha dos municípios se baseia em critérios epidemiológicos rigorosos, observando os números de casos de dengue em 2023. O foco da campanha tem sido crianças e adolescentes de 10 e 11 anos, sendo ministradas duas doses com intervalo de 90 dias entre elas.
Roberta Santana celebra a chegada das vacinas, mas ressalta a importância da prevenção. “A vacinação é uma ferramenta importante, sobretudo, no médio e longo prazo. A conscientização e a eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti nas residências são as medidas fundamentais para o controle da doença,” afirmou.
Além disso, o governo estadual tomou outras medidas: compra de novos carros de fumacês, distribuição de 12 mil kits para os Agentes de Combate às Endemias, intensificação dos mutirões de limpeza com o auxílio das forças de segurança e emergência, além da utilização de agentes com bombas costais em diversas cidades.
com informações da Sesab
Compartilhe no WhatsApp
Comments