DestaquesPolítica

Voto feminino: 93 anos de uma conquista que tem novos desafios

0
Foto: TSE

No dia 24 de fevereiro de 1932, as brasileiras conquistaram o direito ao voto no Brasil. Ele foi incorporado à Constituição de 1934, mas era facultativo. Em 1965, tornou-se obrigatório e equiparado ao dos homens. Mesmo sendo um marco fundamental na história democrática do país, observa-se um dos piores índices mundiais de representação política feminina.

O direito ao voto feminino abriu caminho para a maior participação das mulheres na política. Mas, as advogadas Maitê Marrez e Nahomi Helena, especialistas em direito eleitoral e político, explicam que a representatividade feminina nos espaços de decisão ainda enfrenta desafios estruturais.

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que o número de eleitas cresceu, mas de forma modesta: 7% para prefeitas, 15% para vice-prefeitas e 12% para vereadoras. Além disso, a diversidade também apresentou avanços, com 11% mais pessoas autodeclaradas pretas e 31% mais indígenas eleitas.

REPRESENTATIVIDADE E LEIS

Segundo as especialistas, a presença feminina na política garante mais equidade e a representatividade, além de ampliar a discussão de pautas essenciais, como a violência doméstica, a licença-maternidade e a igualdade salarial. Segundo o Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP), desde 1994, o aumento da participação feminina no Congresso Nacional resultou em maior quantidade de leis voltadas às mulheres.

Nahomi Helena avalia que o caminho para a equidade de gênero na política ainda exige medidas concretas, como a atualização das normas eleitorais e o fortalecimento de políticas afirmativas. “A criminalização da violência política de gênero e o aumento da fiscalização sobre o cumprimento das cotas de candidatura são passos fundamentais nesse processo”, afirma.

Para Maitê, a participação feminina na política é essencial para a construção de um país mais democrático e representativo. “Mais do que uma conquista histórica, o voto feminino é um símbolo de luta contínua por representatividade e democracia. Que os 93 anos dessa vitória inspirem novas mudanças e abram mais espaços para as mulheres no poder”, destaca.

com informações da TVT News

Compartilhe no WhatsApp

Ilhéus de olho nas vagas de emprego do SineBahia

Previous article

Confira as vagas de emprego do SineBahia para Itabuna

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *