O primeiro voo de resgate de brasileiros no Líbano parte nesta sexta (4) de Lisboa, em Portugal. O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) deve chegar a Beirute por volta de 10h, horário de Brasília, retornando em seguida para a capital portuguesa. De Lisboa, ele seguirá para São Paulo, onde o desembarque está previsto para às 8h deste sábado (5).
Segundo o Itamaraty, serão 220 passageiros nessa primeira repatriação. O objetivo do governo é repatriar cerca de 500 pessoas por semana, com prioridade de embarque para idosos, mulheres, crianças e pessoas com necessidades médicas. Cerca de 20 mil brasileiros residem no Líbano, que se tornou alvo de ataques israelenses nos últimos dias.
“Estamos repetindo o que fizemos de outubro do ano passado até o início desse ano com relação aos brasileiros que estavam na Palestina, Faixa de Gaza e Israel. A operação foi muito bem-sucedida, com cerca de 1.600 cidadãos repatriados”, lembrou ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
O governo explicou que as rotas dos voos podem ter alterações em função das condições de segurança. E que outras alternativas de saída estão sendo examinadas. Até o momento, só pousaram no Líbano, para repatriação, aeronaves de quatro países. Estima-se que o Brasil será o sétimo país a ter uma aeronave de resgate com pouso autorizado.
com informações da Agência Brasil
Compartilhe no WhatsApp
Comments